Nossa História

12 anos integrando e ampliando as parcerias

Criada em maio de 2006 através de iniciativas de algumas instituições, com o foco na importância da pluralidade e interdisciplinaridade para alcançar objetivos comuns – melhores condições para a inserção social da pessoa egressa do Sistema Penitenciário, na Sociedade. 
 
O objetivo inicial da RAESP foi de colaborar com os órgãos competentes onde os egressos (as) eram atendidos, visando unir esforços para potencializar suas ações no atendimento aos egressos (as) do Sistema Penitenciário, bem como os seus familiares, na atenção voltada para o atendimento de necessidades imediatas. 
 
Reuniões quinzenais com os membros para avaliar as necessidades reais e como cada instituição e pessoa poderia contribuir com a Rede. As demandas apresentadas geralmente ligadas a recursos financeiros para passagens – vale transporte, cesta básica, regularização de documentos, colocação no mercado de trabalho, qualificação profissional.
Para além do atendimento e das reuniões como trocas de experiências, a RAESP atua com articulação política, participando de eventos que visam trazer a tona as questões sociais relativas a população interna e egressa do Sistema Penitenciário. Na luta por garantia de acesso à Direitos e em defesa da Cidadania.  
 
Os membros da rede São instituições e pessoas que possuem um propósito, sensíveis a causa, defensores de Direitos Humanos, que buscam por uma sociedade mais justa e igualitária. Na maioria das vezes, sem a qualificação necessária para desenvolver,  executar e avaliar suas ações, sem recurso humano e financeiro, mas muita vontade de transformar pessoas.
 
Poucas são as instituições e pessoas que atuam com a temática prisional, se comparado a outras questões sociais que padecem de atenção no Brasil, menor ainda, é o número das organizações e coletivos que atuam com planejamento, gestão, avaliação e monitoramento dos resultados. Se faz necessário, a implantação de metodologias de inclusão social concreta da pessoa egressa, para a redução da reincidência por falta de oportunidades e consequentemente da violência como um todo. 
Em 2018, através do edital de Projetos do Instituto Rio, a RAESP foi um dos 7 selecionados dentre os 77 projetos inscritos. Junto com o apoio, a Rede recebeu uma consultoria em gestão pelo Instituto Ekloos. Um grupo de profissionais representando a RAESP, participaram dos 9 encontros da aceleração social, que resultou em um produto, a nova estrutura da Rede. 
 
Essa nova estrutura, através do diagnóstico situacional e o levantamento de perspectivas, resultou na definição da missão, visão e linha de atuação, pontos trabalhados no Planejamento Estratégico. Organizou em formato de eixos, os campos de atuação da RAESP para os próximos anos:
Eixo 1. Comunicação; 
Eixo 2. Capacitação; 
Eixo 3. Pesquisa e Publicação; 
Eixo 4. Articulação para Políticas Públicas.  

COMUNICAÇÃO

CAPACITAÇÃO

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

ARTICULAÇÃO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Trabalhar a imagem positiva do preso e egresso para sociedade, através da divulgação de histórias bem sucedidas de recomeço.
  • Ser um polo de informação e referência na temática sistema penitenciário, produzindo e replicando comunicação com assuntos sobre a temática.
  • Divulgar editais e promover maior qualidade das ações junto aos apenados e egressos, instrumentalizar para que as instituições parceiras façam a divulgação das suas atividades de maneira planejada, profissional e contínua.
  • Promover cursos de capacitação para as instituições, com foco na melhoria da qualidade das ações nos temas: gestão, comunicação, elaboração de projetos e captação de recursos criando grupos de trabalho com o objetivo de consolidar o conhecimento e formar multiplicadores.
  • Organizar grupos de interesse para que tenham vida própria e apresentem resultados, para Rede e Parceiros através dos canais de comunicação.
  • Manter motivados os grupos através das ações dos coordenadores.
  • Estabelecer parcerias com universidades a nível nacional e internacional.
  • Captar recursos para promover editais de pesquisas relacionados à temática.
  • Ampliar e divulgar pesquisas hoje existentes, ampliando a utilização do site da RAESP.
  • Promover a participação contínua e sistematizada nos Conselhos da Comunidade da VEP; Conselho Penitenciário; Conselho Estadual de Segurança Pública; Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário e outros mais, que tratam da temática.
  • Promover Seminários, Encontros Regionais, Nacionais e Interestaduais.
  • Promover articulação com instancias de formulação de política pública, para apresentação de propostas de ação que poderão ser desenvolvidas pelos órgãos públicos.

Metas para 2019

Mapear as iniciativas de atenção às pessoas pré-egressas e egressas.

Oferecer capacitação em gestão, comunicação, elaboração de projetos e captação de recursos, para instituições.

Mapeamento de informações de acesso a Direitos, para egressos, familiares e profissionais que atuam na área.

Programar Banco de Dados de Pesquisas e Estudos que auxiliem no levantamento Bibliográfico para pesquisadores e estudantes do tema em questão.

MAPEANDO AS INICIATIVAS E DEMANDAS

Organizações e Coletivos

Membros Individuais

Egressos

Com o objetivo de estruturar o atendimento em REDE e atuar com EFICIÊNCIA na solução das demandas inerentes a temática Sistema Penitenciário, estamos realizando o recadastramento e novos cadastro de  organizações, coletivos e pessoas sensíveis à causa.

Com o objetivo de estruturar o atendimento em REDE e atuar com EFICIÊNCIA na solução das demandas inerentes a temática Sistema Penitenciário, estamos realizando o recadastramento e novos cadastro de  organizações, coletivos e pessoas sensíveis à causa..

Estamos desenvolvendo um modelo de atendimento em rede para SOLUCIONAR as demandas da pessoa egressa do Sistema Penitenciário, Sócio Educativo e Alternativas Penais, conhecendo essas demandas, será possível encontrar a SOLUÇÃO que melhor atende as necessidades.

Missão

Visão

Valores

Fortalecer grupos e instituições que trabalham com a temática do sistema prisional.

Ser referência nacional de rede que fortalece grupos e instituições que trabalham com a temática do sistema prisional.

Ética, Empatia, Comprometimento, Transparência.

Onde Estamos

A RAESP atua na cidade do Rio de Janeiro através de reuniões agendadas previamente em espaços dos membros da rede. Se a temática Sistema Penitenciário é do seu interesse, se já atua com ações com o publico dessa temática, ENTRE EM CONTATO CONOSCO,  através do formulário ao lado. 

Fale Conosco

Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário

 

Início

Quem Somos

Blog

Publicações

Nossa Rede

Contato

@ RAESP  2006-2019